UMA NOVA UNIDADE DE TRANSPLANTE DE MEDULA PARA TRANSPLANTAR MAIS DOENTES NAS MELHORES CONDIÇÕES

A Unidade de Transplante de Medula (UTM) do IPO de Lisboa, a primeira criada no país em 1987, é um centro altamente diferenciado e especializado na colheita e transplantação de células da medula, o único procedimento que permite tratar pessoas com determinado tipo de leucemias e outras doenças graves do sangue e do sistema imunitário. Ao longo de quase trinta anos, o IPO Lisboa foi pioneiro em todos os aspetos de transplantação e é o centro com maior número de transplantes realizados, recebendo doentes da grande Lisboa, das regiões centro e sul do país, ilhas e Países Africanos de língua Oficial Portuguesa.

O IPO de Lisboa quer continuar a manter-se na vanguarda da atividade médica, científica e assistencial, salvaguardando a capacidade para responder em tempo útil às necessidades dos doentes que precisam de ser transplantados. Para isso, necessita de aumentar e melhorar a capacidade instalada do Serviço (número de camas) e os níveis de conforto e segurança dos doentes.

Atualmente, a UTM tem sete quartos individuais, com cerca de sete metros quadrados cada, que proporcionam pouca privacidade a doentes e familiares. Com esta estrutura, o serviço não consegue realizar mais de cem transplantes por ano, o que é manifestamente insuficiente atendendo ao aumento do número de novos doentes com indicação clínica para transplante de medula.

A resolução destes problemas passa pelo aumento da capacidade de resposta UTM, com a construção de uma nova unidade de internamento para doentes transplantados. As obras já estão em curso. A UTM do IPO Lisboa será aumentada para 12 quartos de isolamento, com os mais altos níveis de segurança e conforto para os doentes, e as melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde.

Com a sua ajuda vamos conseguir concretizar este sonho.

 
 
pediatria_IPO Lisboa (9).jpeg